SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2História da meninice afro-brasileira: disciplinarização, aprendizado e ludicidades oitocentistas em mananciais literáriosEugenia no contexto do atual desenvolvimento das tecnologias genéticas: as deficiências em foco índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OLIVEIRA, Thais Benetti de  e  CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Interdisciplinaridade escolar no ensino médio: domínios epistêmicos como possibilidade para elaboração e avaliação de um trabalho coletivo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.2, pp.193-204. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i2.23610.

A Educação Científica obedece às contingências referentes à complexidade dos problemas atuais e, portanto, (re)configura condições didáticas para o Ensino de Ciências. A interdisciplinaridade emerge nesse contexto e carrega controvérsias semânticas, principalmente no que concerne à interdisciplinaridade escolar. Este trabalho procura relatar a importância da interdisciplinaridade escolar e do trabalho coletivo entre professores por meio dos dados obtidos por um projeto interdisciplinar realizado em uma escola pública. Para a realização do projeto, elaboramos uma tabela constituída pelos domínios epistêmicos do conhecimento (linguagens e seus valores e habilidades cognitivas) como uma forma de cada professor participante do projeto avaliar os alunos após as atividades propostas. A partir da análise da entrevista realizada com esses professores e do preenchimento das tabelas, concluímos que o instrumento permitiu o início de um trabalho coletivo, uma vez que professores de diferentes disciplinas tinham um objetivo de avaliação comum e dialogaram entre si, esboçando ideias e possibilidades sobre um trabalho interdisciplinar.

Palavras-chave : Ensino de Ciências; Habilidades do Pensar; Práticas Escolares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )