SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Religious expressions in public schools: Are they social representations or ideology? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

SILVA, Gilvan Ventura da. Artes do fazer e usos do saber no império romano: 'lendo' os mosaicos de Antioquia. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.219-229. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.28713.

Neste artigo, pretendemos desenvolver algumas reflexões acerca do mosaico romano como techné ou ars, ou seja, como uma técnica de decoração de interiores que comportava um alto nível de especialização. Uma vez estabelecidos, em linhas gerais, os procedimentos empregados na confecção dos mosaicos, buscaremos, em seguida, demonstrar como determinada técnica, uma maneira particular de manipulação de materiais rústicos dominada por indivíduos semiletrados cuja memória praticamente se perdeu, é mobilizada com a finalidade de exprimir temas e motivos conectados com a paideia, a formação cultural superior concedida aos membros da elite greco-romana. Como estudo de caso, tomaremos dois mosaicos encontrados na assim denominada Casa de Menandro, uma villa situada no distrito de Dafne, ao sul de Antioquia. Ambos os mosaicos datam da segunda metade do século III.

Keywords : Antiguidade Tardia; Paideia; Imagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )