SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3Artes do fazer e usos do saber no império romano: 'lendo' os mosaicos de AntioquiaPrograma Nacional de assistência estudantil: do protagonismo da une aos avanços da luta por direitos, promovidos pelo FONAPRACE (PNAES: da UNE a FONAPRACE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ROCHA, Maria Zélia Borba. Expressões religiosas em escolas públicas: representações sociais ou ideologia?. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.231-246. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27281.

Pesquisa realizada entre 2010 e 2012 constatou a existência de expressões religiosas em 60,87% das escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal, abrangendo expressões religiosas materializadas na forma de gravuras, estátuas, grafites, rabiscos e cartazes. Expressões religiosas de autoria dos atores institucionais: professores, alunos, funcionários técnico-administrativos e gestores escolares. O método utilizado na pesquisa foi o indutivo com abordagem qualitativa. Adotaram-se três procedimentos: fotografar as representações; entrevistar gestores; realizar grupo de discussão com alunos. O artigo demonstra que o fenômeno insere-se no conflito estrutural do setor educacional brasileiro: ensino religioso versus laicidade e discute teoricamente se o fenômeno consiste em representações sociais ou ideologia.

Palavras-chave : Representações Sociais; Ideologia; Religião; Ensino Médio; Escola Pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )