SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3La legislación para los estudiantes con discapacidad en la educación superior en Brasil y Portugal: algunas reflexionesPromulgación de políticas en la escuela: Consideraciones a partir de la Teoría de Actuación y del Ciclo de Políticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares. Promulgação de políticas na escola: considerações a partir da Teoria de Atuação e do Ciclo de Políticas. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.271-282. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.26768.

Analisamos a promulgação da política Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em duas escolas públicas de ensino médio. Promulgação, com Ball, se refere ao entendimento de que políticas são interpretadas e traduzidas por diversos atores políticos dentro do ambiente escolar, ao invés de simplesmente implementadas. Buscamos operar com a perspectiva de enactement, dando novas possibilidades de entendimento ao ciclo de políticas como apresentados por Ball e colaboradores, liberando o contexto da prática de lidar simplesmente com a política em ação e o contexto de influência como instância sacralizada das ideias. Objetivamos perceber como as políticas são colocadas em ação pelos docentes, em cada contexto específico, a partir dos recursos disponibilizados à escola e dos sentidos (sentimentos) e dos interesses imediatos da comunidade escolar. Buscamos ainda entender os motivos das possíveis diferenças na realização da política em cada um dos contextos analisados. Consideramos que a política é resultado das disputas de várias demandas contextuais, envolvendo os diversos atores escolares em estreita relação com a política em questão.

Palabras clave : Política Educacional; Contextos Escolares; Ensino Médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )