SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3The global to local: implementation of policies of teacher accountability, managerial management and evaluation resultsFirst grade teachers' knowledge about attention deficit hyperactivity disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

CRUZ, Eduardo Batista Chaves  and  BRITO, Cecília Mendes Espinho. Conhecimentos dos docentes do 1º ciclo do ensino básico sobre o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.303-308. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27206.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurocomportamental que se caracteriza por padrões persistentes e níveis inadequados de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade. É o transtorno mais frequente em idade escolar, pelo que se torna pertinente que o professor saiba intervir adequadamente, recorrendo a estratégias educativas e comportamentais apropriadas, tendo em vista o sucesso acadêmico e a integração social. Atualmente, o TDAH é provavelmente o transtorno da infância mais estudado e com o qual os docentes do 1.º Ciclo mais se debatem no seu quotidiano. Neste estudo, com o objetivo de identificar os conhecimentos que os docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico possuem sobre esse transtorno e qual a influência da experiência profissional na avaliação que eles fazem do seu conhecimento, elaborou-se e aplicou-se um questionário a uma amostra de duzentos e cinquenta docentes. Os resultados obtidos evidenciam que, na generalidade, os docentes, apesar de já terem trabalhado com crianças com TDAH, consideram o seu conhecimento satisfatório, revelando a necessidade de uma maior formação nesta área.

Keywords : Conhecimento; Experiência Profissional; Professor; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )