SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3First grade teachers' knowledge about attention deficit hyperactivity disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

BASEI, Andréia Paula  and  BENDRATH, Eduard Ângelo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.319-327. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27996.

O objetivo deste estudo foi investigar o habitus dos professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental e médio em escolas da rede pública e particular de ensino do município de Ivaiporã, Paraná, com relação ao seu desenvolvimento profissional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual teve como participantes onze professores selecionados de forma intencional. Para a coleta dos dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, tendo como método de análise das informações a análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados evidenciam que os professores compartilham um habitus de classe, apresentando semelhanças no que tange ao entendimento, às formas, às dificuldades, aos investimentos e aos incentivos com relação ao desenvolvimento profissional. Concluímos pela necessidade de o professor envolver-se em um processo de formação continuada que transcenda o desenvolvimento de competências técnicas, mas que envolva também a criticidade, o autoconhecimento, a autonomia e o compromisso político do professor com a educação.

Keywords : Formação de Professores; Trajetória Docente; Professores do Ensino Fundamental e Médio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )