SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número3A relação entre psicologia e educação: ofícios entrelaçados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BASEI, Andréia Paula  e  BENDRATH, Eduard Ângelo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.3, pp.319-327. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i3.27996.

O objetivo deste estudo foi investigar o habitus dos professores de Educação Física atuantes no ensino fundamental e médio em escolas da rede pública e particular de ensino do município de Ivaiporã, Paraná, com relação ao seu desenvolvimento profissional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa descritiva, a qual teve como participantes onze professores selecionados de forma intencional. Para a coleta dos dados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, tendo como método de análise das informações a análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados evidenciam que os professores compartilham um habitus de classe, apresentando semelhanças no que tange ao entendimento, às formas, às dificuldades, aos investimentos e aos incentivos com relação ao desenvolvimento profissional. Concluímos pela necessidade de o professor envolver-se em um processo de formação continuada que transcenda o desenvolvimento de competências técnicas, mas que envolva também a criticidade, o autoconhecimento, a autonomia e o compromisso político do professor com a educação.

Palavras-chave : Formação de Professores; Trajetória Docente; Professores do Ensino Fundamental e Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )