SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4La sistematización de los trascendentales del ser en su desarrollo histórico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BURLANDO, Giannina. Resenha historiográfica do processo da soberania desde a Idade Média. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.335-346. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.31630.

Neste estudo, pretendo destacar dois importantes pontos do complexo processo progressivo nas relações do poder soberano desde a Idade Média cristã: o primeiro, do começo do século XIV, onde aparecem os primeiros evidentes sinais de ruptura na soberania dentro da doutrina do sacerdotalismo; o segundo, do final do século XVI, onde o fator jurídico legal se acentua e acelera o processo de secularização, dividindo os poderes da Igreja e do Estado a ponto de aceitar a doutrina da soberania popular. Em minha opinião, o processo se dá na questão das relações entre o poder soberano da Igreja e do Estado, precisamente antes de Jean Bodin e outros autores chegarem a formular uma teoria da autoridade soberana, ou seja, antes do nascimento do Estado Moderno.

Palabras clave : soberania; processo historiográfico; Igreja; Estado; Idade Média e Moderna; fator jurídico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )