SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Resenha historiográfica do processo da soberania desde a Idade MédiaPrimitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CRESTA, Gerald. A sistematização dos transcendentais do ser no seu desenvolvimento histórico. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.347-354. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.31629.

O presente trabalho objetiva analisar o percurso dos conceitos transcendentais do ser nas diversas etapas histórico-filosóficas da sua sistematização, dando ênfase na passagem de uma ontologia formal em Aristóteles para uma ontologia existencial no Neoplatonismo e na primeira Escolástica até Tomás de Aquino. Daremos destaque ao surgimento de uma nova perspectiva formal na teoria escotista da univocidade do ser e dos seus seguidores até Suárez. O trabalho pretende demonstrar qual lugar os transcendentais ocupam na busca dos princípios universais da fundamentação do saber e estimular um projeto mais amplo no qual se desenvolveriam, mais detalhadamente, as diferentes perspectivas.

Palavras-chave : categorias; predicamentos; princípios; ontologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )