SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Primitivo Moacyr y la producción historiográfica: entre el modus operandi del IHGB y el sello del INEP'Unleash your imagination': los fandoms y la contribución de las fanfictions para el contexto educacional basada en el caso de la narrativa de HIM índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

BATISTA, Gustavo Araújo. A educação segundo a perspectiva de montaigne no âmbito do renascimento. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.365-372. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.26518.

A filosofia de Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) oferece a possibilidade de uma pedagogia pautada no ceticismo intelectual e no estoicismo moral, pois, segundo ele, sendo impossível a aquisição do conhecimento definitivo ou inquestionável, restaria apenas a busca incessante por algo que seja, ao menos, um pouco mais confiável ou provável, da mesma forma que seria imperativo educar o indivíduo para uma conduta virtuosa e implacável no cumprimento do dever. O objetivo deste artigo, justificado pela necessidade de aproximar a filosofia e a educação, é esboçar os tópicos principais do pensamento de Montaigne, para apresentar um panorama geral da sua filosofia, assim como das suas ideias sobre educação, tratando-se do contexto histórico ao qual pertence (Renascimento), assim como da sua obra magna (Ensaios). Como resultado, demonstra-se que o cepticismo intelectual e o estoicismo moral de Montaigne permanecem como alertas contra possíveis enganos, equívocos, erros ou ilusões causados por concepções que não fazem questionar até que ponto o saber é confiável, do mesmo modo que fazem ignorar a importância da formação da conduta humana. Espera-se que estas considerações acerca das ideias filosóficas e educacionais de Montaigne possam suscitar reflexões sobre a fundamentação teórica da educação.

Palabras clave : Ceticismo; Estoicismo; Filosofia; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )