SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Primitivo Moacyr e a produção historiográfica: entre o modus operandi do IHGB e a chancela do INEP'Unleash your imagination': os fandoms e a contribuição das fanfictions para o contexto educacional baseada no caso da narrativa de HIM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

BATISTA, Gustavo Araújo. A educação segundo a perspectiva de montaigne no âmbito do renascimento. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.365-372. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.26518.

A filosofia de Michel Eyquem de Montaigne (1533-1592) oferece a possibilidade de uma pedagogia pautada no ceticismo intelectual e no estoicismo moral, pois, segundo ele, sendo impossível a aquisição do conhecimento definitivo ou inquestionável, restaria apenas a busca incessante por algo que seja, ao menos, um pouco mais confiável ou provável, da mesma forma que seria imperativo educar o indivíduo para uma conduta virtuosa e implacável no cumprimento do dever. O objetivo deste artigo, justificado pela necessidade de aproximar a filosofia e a educação, é esboçar os tópicos principais do pensamento de Montaigne, para apresentar um panorama geral da sua filosofia, assim como das suas ideias sobre educação, tratando-se do contexto histórico ao qual pertence (Renascimento), assim como da sua obra magna (Ensaios). Como resultado, demonstra-se que o cepticismo intelectual e o estoicismo moral de Montaigne permanecem como alertas contra possíveis enganos, equívocos, erros ou ilusões causados por concepções que não fazem questionar até que ponto o saber é confiável, do mesmo modo que fazem ignorar a importância da formação da conduta humana. Espera-se que estas considerações acerca das ideias filosóficas e educacionais de Montaigne possam suscitar reflexões sobre a fundamentação teórica da educação.

Palavras-chave : Ceticismo; Estoicismo; Filosofia; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )