SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4A educação segundo a perspectiva de montaigne no âmbito do renascimentoRepresentações sociais relacionadas aos professores homens do ensino fundamental e as inevitáveis associações às professoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PORTO, Cristiane de Magalhães; BENIA, Renata Tavares  e  LIMA, Daniella de Jesus. 'Unleash your imagination': os fandoms e a contribuição das fanfictions para o contexto educacional baseada no caso da narrativa de HIM. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.373-382. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.30419.

Perante a convergência midiática, as formas de produção e de disseminação dos conteúdos se alteram; porquanto, as práticas de escrita e de leitura também o fazem. A essa noção sugere-se, igualmente, que os sujeitos cercados pelas mídias apresentam novas posturas, em função do diálogo com elas. Na atual conjuntura, com o destaque das narrativas transmidiáticas, nasce um novo contexto no que compete à produção de conteúdos em relação à fruição do sujeito. Este passa a ser um autor, autor da própria história, mas de uma história que é caracterizada por traços de uma já existente, como é o caso das fanfictions. Logo, este estudo tem como finalidade abordar as fanfictions, tangenciando a convergência midiática, as narrativas transmidiáticas, de modo a ilustrar a ênfase para o eixo da educação.

Palavras-chave : educação; comunicação; convergência midiática; narrativa transmídia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )