SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4'Unleash your imagination': los fandoms y la contribución de las fanfictions para el contexto educacional basada en el caso de la narrativa de HIMNiños indígenas: el papel de los juegos, de los pasatiempos y de la imitación en el aprendizaje y en el desarrollo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GONCALVES, Josiane Peres  y  OLIVEIRA, Leonardo Alves de. Representações sociais relacionadas aos professores homens do ensino fundamental e as inevitáveis associações às professoras. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.383-393. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.24859.

Se comparado ao número de professoras mulheres, a presença de professores homens no ensino fundamental é proporcionalmente desigual. Partindo dessa premissa, este trabalho propõe-se a investigar as representações sociais de pais ou responsáveis de alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de educação de uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul, Brasil, com relação à atuação profissional de professores homens nessa etapa da educação. Para tal, fez-se uso de análise de conteúdo, utilizando como instrumento entrevistas semiestruturadas. Foram identificadas três representações sociais mais frequentes nas manifestações discursivas das entrevistadas: o professor homem no ensino fundamental é mais respeitável, impõe respeito e/ou tem maior autoridade; o professor homem no ensino fundamental é mais equilibrado/racional; o professor no ensino fundamental é a figura paterna na escola. Em oposição às representações relacionadas aos professores homens, foram identificadas representações sociais relacionadas à atuação profissional de professoras mulheres. Os resultados indicam que funções da família são atribuídas aos profissionais da educação, incluindo os professores homens. Concluiu-se que, para as mães entrevistadas, a preferência por professores homens ou mulheres está mais associada ao cumprimento de funções familiares do que de funções próprias do educador.

Palabras clave : representações sociais; professores homens; feminização do magistério.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )