SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Representaciones sociales relacionadas a los maestros hombres de la enseñanza primaria y las inevitables asociaciones a las maestrasCultura evaluativa: el impulso dado por el MERCOSUR para la consolidación de los sistemas de evaluación suramericanos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FAUSTINO, Rosangela Celia  y  MOTA, Lucio Tadeu. Crianças indígenas: o papel dos jogos, das brincadeiras e da imitação na aprendizagem e no desenvolvimento. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.396-404. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27968.

Este texto, resulta de pesquisas realizadas pelo projeto Observatório da Educação Escolar Indígena/UEM-PR, financiado pela CAPES/SECADI/INEP, trata de alguns elementos que compõem a infância e a educação indígena, evidenciando aspectos históricos e destacando as brincadeiras, os jogos, sua importância e suas funções nas vivências familiares e na comunidade como elementos de aprendizagem e desenvolvimento. Reflete acerca de relatos produzidos por etnógrafos que tiveram contato com grupos indígenas do sul do Brasil, em meados do século XIX e início do século XX, e seus registros relativos à infância indígena junto aos grupos familiares, bem como apresenta alguns estudos recentes sobre a infância indígena, especialmente entre as etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

Palabras clave : povos indígenas; cultura; infância; aprendizagem..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )