SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Representações sociais relacionadas aos professores homens do ensino fundamental e as inevitáveis associações às professorasCultura avaliativa: o impulso dado pelo MERCOSUL para a consolidação dos sistemas de avaliação sul-americanos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FAUSTINO, Rosangela Celia  e  MOTA, Lucio Tadeu. Crianças indígenas: o papel dos jogos, das brincadeiras e da imitação na aprendizagem e no desenvolvimento. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.396-404. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27968.

Este texto, resulta de pesquisas realizadas pelo projeto Observatório da Educação Escolar Indígena/UEM-PR, financiado pela CAPES/SECADI/INEP, trata de alguns elementos que compõem a infância e a educação indígena, evidenciando aspectos históricos e destacando as brincadeiras, os jogos, sua importância e suas funções nas vivências familiares e na comunidade como elementos de aprendizagem e desenvolvimento. Reflete acerca de relatos produzidos por etnógrafos que tiveram contato com grupos indígenas do sul do Brasil, em meados do século XIX e início do século XX, e seus registros relativos à infância indígena junto aos grupos familiares, bem como apresenta alguns estudos recentes sobre a infância indígena, especialmente entre as etnias Kaingang, Guarani e Xetá.

Palavras-chave : povos indígenas; cultura; infância; aprendizagem..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )