SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Niños indígenas: el papel de los juegos, de los pasatiempos y de la imitación en el aprendizaje y en el desarrolloEducación y riesgo social en la curricularización del saber estadístico en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

SERIKAWA, Leonardo Kazuo dos Santos  y  MOURA, Leides Barroso Azevedo. Cultura avaliativa: o impulso dado pelo MERCOSUL para a consolidação dos sistemas de avaliação sul-americanos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.405-413. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27327.

Nas últimas décadas, as instituições universitárias sul-americanas experimentaram intensos desafios e transformações, especialmente no que se refere à consolidação da qualidade da educação. Em 2008, o MERCOSUL criou o Sistema de Acreditação de Cursos Superiores (ARCU-SUL), que tem como objetivo principal avaliar permanentemente a qualidade da educação superior em países membros e associados, induzindo a integração regional e o desenvolvimento social, educacional, econômico, sócio-político e intercultural da América do Sul. Dessa forma, observou-se a produção de efeitos positivos a partir das avaliações regionais, especialmente em três países: Bolívia, Paraguai e Uruguai. Sob a ótica de König (2007), verificou-se que a capacitação de pares nacionais e as avaliações periódicas do Sistema ARCU-SUL têm fortalecido a construção da 'tradição avaliativa' nesses países. Outra conquista notável desse Sistema refere-se ao estímulo à criação de Agências Nacionais de Acreditação (ANAs) nos países onde não havia órgão ou instituição encarregada da avaliação de cursos.

Palabras clave : acreditação; qualidade; educação superior; ARCU-SUL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )