SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Crianças indígenas: o papel dos jogos, das brincadeiras e da imitação na aprendizagem e no desenvolvimentoEducação e risco social na curricularização do saber estatístico no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

SERIKAWA, Leonardo Kazuo dos Santos  e  MOURA, Leides Barroso Azevedo. Cultura avaliativa: o impulso dado pelo MERCOSUL para a consolidação dos sistemas de avaliação sul-americanos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.405-413. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.27327.

Nas últimas décadas, as instituições universitárias sul-americanas experimentaram intensos desafios e transformações, especialmente no que se refere à consolidação da qualidade da educação. Em 2008, o MERCOSUL criou o Sistema de Acreditação de Cursos Superiores (ARCU-SUL), que tem como objetivo principal avaliar permanentemente a qualidade da educação superior em países membros e associados, induzindo a integração regional e o desenvolvimento social, educacional, econômico, sócio-político e intercultural da América do Sul. Dessa forma, observou-se a produção de efeitos positivos a partir das avaliações regionais, especialmente em três países: Bolívia, Paraguai e Uruguai. Sob a ótica de König (2007), verificou-se que a capacitação de pares nacionais e as avaliações periódicas do Sistema ARCU-SUL têm fortalecido a construção da 'tradição avaliativa' nesses países. Outra conquista notável desse Sistema refere-se ao estímulo à criação de Agências Nacionais de Acreditação (ANAs) nos países onde não havia órgão ou instituição encarregada da avaliação de cursos.

Palavras-chave : acreditação; qualidade; educação superior; ARCU-SUL.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )