SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4Educación y riesgo social en la curricularización del saber estadístico en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CORREA, André Garcia  y  MILL, Daniel. Análise da percepção do docente virtual no ensino de música pela educação a distância. Acta Scientiarum. Education [online]. 2016, vol.38, n.4, pp.425-436. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v38i4.24354.

Este artigo apresenta uma investigação da percepção de docentes de música sobre a Educação Musical na modalidade a distância. Usando a percepção musical como analogia, o artigo aborda a percepção de docentes virtuais das particularidades de Educação Musical a distância, considerando suas interações com alunos, tutores virtuais e material didático. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa. Os métodos empregados para a coleta dos dados foram questionários on-line e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos investigados foram professores do curso de Licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos e os dados foram analisados sob um referencial teórico que aborda Educação a Distância (EaD), Formação de Professores e Educação Musical. Os dados mostraram que os docentes se percebem como gestores das disciplinas, cabendo aos tutores virtuais a maior parte da interação comalunos. Os docentes investem muito mais energia no planejamento de suas disciplinas que em suas ofertas. Muitos percebem o aluno como uma figura central do processo de ensino-aprendizagem, mas acreditam que a interação entre todos os envolvidosno processo é fator crucial em EaD. Os docentes percebem que a diferença de perfil dos alunosde cursos a distância em relação ao perfil discente de cursos presenciais influencia suas estratégias pedagógicas.

Palabras clave : Percepção docente; docência virtual; educação a distância; educação musical.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )