SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Influencias de Tomás de Aquino en la 'Virtuosa Benfeitoria' del Infante D. Pedro: la Tradición Escolástica en la Historia y en la Historia de la Educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

TRONCOSO, David Emilio Morales. A dialética platônica e a visão de santo Agostinho em Óstia Tiberina. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.1-8. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.32601.

Este trabalho tem o objetivo de revisar a experiência filosófica-religiosa do neoplatonismo e as suas semelhanças estruturais no cenário textual das Confissões de santo Agostinho, especificamente sobre o episódio da Visão de Óstia. O processo de ascensão à contemplação de realidades superiores contém uma gradação semelhante em ambos os autores; mas se diferem tanto pelo simbolismo das suas imagens, quanto por perseguir motivos diferentes. No entanto, conservam-se aspectos de uma dialética semelhante, a partir da relação que estabelece a alma com a luz interna da mente no seu deslocamento por diversos níveis de compreensão.

Palabras clave : Platonismo; santo Agostinho; dialética; sabedoria.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )