SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1La dialéctica del platonismo y la visión de San Agustín en Ostia TiberinaAspectos teórico-prácticos a la formación del investigador interdisciplinaria: un estudio de la trayectoria intelectual de Karl Marx índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Terezinha. Influências de Tomás de Aquino em a 'Virtuosa Benfeitoria' do Infante D. Pedro: a Tradição Escolástica na História e na História da Educação. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.9-17. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.32363.

As reflexões sobre o livro Virtuosa Benfeitoria têm por objetivo considerar a relevância de um projeto de sociedade para nortear as ações do governante e dos indivíduos com vistas a práticas de ações que convirjam para o bem comum. A obra foi escrita pelo infante D. Pedro, também conhecido como duque de Coimbra. O foco central do livro é tratar do sentido de benfeitoria, de como o príncipe deveria praticá-la e outorgá-la e como os súditos a receberiam e a praticariam. Os argumentos de D. Pedro, para tratar do bem e da sociedade, sofrem forte influência das autoridades clássicas e de autores da escolástica, especialmente Tomás de Aquino. Nesse sentido, nosso estudo, por um lado, procura evidenciar que esses conhecimentos foram fundamentais para que ele compreendesse as tramas que constroem as relações humanas cujas premissas, para ele, devem ser aquelas que conduzem a sociedade para o bem comum; por outro, para analisar a obra, reputamos como essenciais os princípios teóricos e metodológicos da história que nos permitem recuperar, por meio da memória, acontecimentos históricos que, potencialmente, orientam-nos para caminhos que evidenciam a relevância do mestre, da universidade, como vetores de organização de dada sociedade.

Palabras clave : escolástica; virtude; D. Pedro; governo; Tomás de Aquino..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )