SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Thomas Aquinas' influences inInfanteD. Pedro' "Virtuosa Benfeitoria": Scholastic tradition in History and History of EducationThe (dis)organization of primary education in the Vale do Paraíba in the state of São Paulo: from isolated schools and school groups (1893-1908) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MUELLER, Rafael Rodrigo  and  BIANCHETTI, Lucidio. Aspectos teórico-práticos à formação do investigador interdisciplinar: um estudo da trajetória intelectual de Karl Marx. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.19-27. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.29387.

Neste ensaio buscamos, a partir da trajetória intelectual de Karl Marx, contrapor a posição hegemônica em relação à interdisciplinaridade, segundo a qual, esta de pende da formação de coletivos para realizar-se. Posicionamo-nos na direção de que é possível ser interdisciplinar e desenvolver pesquisas desse teor, na condição de indivíduo, desde que haja opção de engajamento e comprometimento com a perspectiva omnilateral. Essa possibilidade, contudo, choca-se com a organização institucional e curricular predominantes atualmente, as quais primam pela fragmentação, pela disciplinaridade. Essa constatação, no entanto, não deve servir de álibi para que não confrontemos a situação hegemônica atual da produção do conhecimento e das diversas formas de engajamento, simplesmente porque a perspectiva sistêmica é disciplinar. Nesse sentido é que se torna pedagógico resgatar aspectos da trajetória da formação e da práxis marxiana a fim de visualizar alternativas às posições predominantes atualmente, seja a de priorizar as disciplinas, seja a de preconizar como (pré)condição a constituição de grupos, do coletivo, para pensarmos em desencadear processos formativos e ações ou praxis interdisciplinares. Pensar na formação de sujeitos-pesquisantes e coletivos, a partir do somatório de especialistas disciplinares, na perspectiva aqui esboçada, seria um atentado ao conceito de interdisciplinaridade.

Keywords : sujeito-pesquisador; interdisciplinaridade; educação; Karl Marx.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )