SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Influencias de Tomás de Aquino en la 'Virtuosa Benfeitoria' del Infante D. Pedro: la Tradición Escolástica en la Historia y en la Historia de la EducaciónLa (des)organización de la educación primaria en Vale do Paraíba paulista: entre escuelas aisladas y grupos escolares (1893-1908) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MUELLER, Rafael Rodrigo  y  BIANCHETTI, Lucidio. Aspectos teórico-práticos à formação do investigador interdisciplinar: um estudo da trajetória intelectual de Karl Marx. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.19-27. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.29387.

Neste ensaio buscamos, a partir da trajetória intelectual de Karl Marx, contrapor a posição hegemônica em relação à interdisciplinaridade, segundo a qual, esta de pende da formação de coletivos para realizar-se. Posicionamo-nos na direção de que é possível ser interdisciplinar e desenvolver pesquisas desse teor, na condição de indivíduo, desde que haja opção de engajamento e comprometimento com a perspectiva omnilateral. Essa possibilidade, contudo, choca-se com a organização institucional e curricular predominantes atualmente, as quais primam pela fragmentação, pela disciplinaridade. Essa constatação, no entanto, não deve servir de álibi para que não confrontemos a situação hegemônica atual da produção do conhecimento e das diversas formas de engajamento, simplesmente porque a perspectiva sistêmica é disciplinar. Nesse sentido é que se torna pedagógico resgatar aspectos da trajetória da formação e da práxis marxiana a fim de visualizar alternativas às posições predominantes atualmente, seja a de priorizar as disciplinas, seja a de preconizar como (pré)condição a constituição de grupos, do coletivo, para pensarmos em desencadear processos formativos e ações ou praxis interdisciplinares. Pensar na formação de sujeitos-pesquisantes e coletivos, a partir do somatório de especialistas disciplinares, na perspectiva aqui esboçada, seria um atentado ao conceito de interdisciplinaridade.

Palabras clave : sujeito-pesquisador; interdisciplinaridade; educação; Karl Marx.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )