SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Aspectos teórico-prácticos a la formación del investigador interdisciplinaria: un estudio de la trayectoria intelectual de Karl MarxPercepción de profesores de escuela primaria sobre la instrucción y evaluación del AICLE en Universidades: un estudio de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

CUNHA, Tiago Donizette da  y  GONCALVES, Mauro Castilho. A (des)organização da educação primária no Vale do Paraíba paulista: entre escolas isoladas e grupos escolares (1893-1908). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.29-39. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.28616.

O artigo analisou a organização da escola primária na região do Vale do Paraíba paulista entre os anos de 1893 a 1908, período marcado pelas primeiras ações republicanas para esse segmento de ensino. O principal objetivo foi averiguar se, de fato, havia uma diferenciação entre os grupos escolares e as escolas isoladas da região, no que tange à estrutura material, à organização do ensino e à atuação didático-pedagógica dos professores, levando em consideração que essas distinções foram legitimadas pela literatura especializada. As fontes foram compostas por relatórios e ofícios de diretores dos grupos escolares, de inspetores de ensino e de professores de escolas isoladas, além de jornais regionais e do Anuário do Ensino do Estado de São Paulo de 1907/1908. Conclui-se que, diferentemente das interpretações consagradas sobre o tema, a região apresentou imbricações e ingerências mútuas entre esses modelos escolares, especialmente pelas similaridades manifestas no cotidiano escolar. Essa realidade suscitou possibilidades de novos olhares sobre as composições da escola primária em seus diferentes contextos, partindo do pressuposto de que formas escolares anteriores ao paradigma do ensino considerado moderno - graduado, simultâneo e intuitivo - não só resistiram como encontraram espaços de convivência e confluência.

Palabras clave : escola elementar; métodos de ensino; estrutura material; professores primários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )