SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Aspectos teórico-práticos à formação do investigador interdisciplinar: um estudo da trajetória intelectual de Karl MarxPercepção de professores de escola primária sobre a instrução e avaliação da AICLE em universidades: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

CUNHA, Tiago Donizette da  e  GONCALVES, Mauro Castilho. A (des)organização da educação primária no Vale do Paraíba paulista: entre escolas isoladas e grupos escolares (1893-1908). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.29-39. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.28616.

O artigo analisou a organização da escola primária na região do Vale do Paraíba paulista entre os anos de 1893 a 1908, período marcado pelas primeiras ações republicanas para esse segmento de ensino. O principal objetivo foi averiguar se, de fato, havia uma diferenciação entre os grupos escolares e as escolas isoladas da região, no que tange à estrutura material, à organização do ensino e à atuação didático-pedagógica dos professores, levando em consideração que essas distinções foram legitimadas pela literatura especializada. As fontes foram compostas por relatórios e ofícios de diretores dos grupos escolares, de inspetores de ensino e de professores de escolas isoladas, além de jornais regionais e do Anuário do Ensino do Estado de São Paulo de 1907/1908. Conclui-se que, diferentemente das interpretações consagradas sobre o tema, a região apresentou imbricações e ingerências mútuas entre esses modelos escolares, especialmente pelas similaridades manifestas no cotidiano escolar. Essa realidade suscitou possibilidades de novos olhares sobre as composições da escola primária em seus diferentes contextos, partindo do pressuposto de que formas escolares anteriores ao paradigma do ensino considerado moderno - graduado, simultâneo e intuitivo - não só resistiram como encontraram espaços de convivência e confluência.

Palavras-chave : escola elementar; métodos de ensino; estrutura material; professores primários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )