SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Imágenes en los libros didácticos de matemáticas: Georg Augusto Büchler y Karl SölterDesarrollo profesional y carrera docente: diálogos sobre profesores principiantes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VASQUES, Andréia Lopes Pacheco  y  SARTI, Flavia Medeiros. O Entre o 'aproveitamento' e o provimento da prática na formação continuada de professores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.67-77. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.28595.

Certos discursos acadêmico-educacionais atuais têm atribuído destacada importância à prática dos professores e aos conhecimentos por eles produzidos em seu espaço profissional, entendendo-os como elementos fundamentais para os processos formativos docentes e para a afirmação do movimento de profissionalização do magistério. Essa perspectiva encontra respaldo conceitual na epistemologia da prática profissional, proposta inicialmente por Donald Schön, e requer o emprego de dispositivos formativos específicos que estabeleçam relações mais estreitas com as atividades desempenhadas pelos professores no ambiente escolar. Essas novas exigências quanto aos dispositivos de formação docente nos levaram a empreender uma pesquisa sobre as concepções de estágio supervisionado que se fazem presentes em programas especiais de formação, voltados para professores em serviço. Os resultados da pesquisa sugerem a existência de fortes dificuldades por parte dos programas para superar o modelo acadêmico de formação mais convencional entre nós, e de incorporar componentes socioprofissionais na formação docente, assumindo os saberes elaborados pelos professores e suas experiências pregressas como objetos de análise e de teorização.

Palabras clave : formação de professores; prática docente; experiência profissional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )