Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Acta Scientiarum. Education
versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201
Resumo
VASQUES, Andréia Lopes Pacheco e SARTI, Flavia Medeiros. O Entre o 'aproveitamento' e o provimento da prática na formação continuada de professores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.67-77. ISSN 2178-5201. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.28595.
Certos discursos acadêmico-educacionais atuais têm atribuído destacada importância à prática dos professores e aos conhecimentos por eles produzidos em seu espaço profissional, entendendo-os como elementos fundamentais para os processos formativos docentes e para a afirmação do movimento de profissionalização do magistério. Essa perspectiva encontra respaldo conceitual na epistemologia da prática profissional, proposta inicialmente por Donald Schön, e requer o emprego de dispositivos formativos específicos que estabeleçam relações mais estreitas com as atividades desempenhadas pelos professores no ambiente escolar. Essas novas exigências quanto aos dispositivos de formação docente nos levaram a empreender uma pesquisa sobre as concepções de estágio supervisionado que se fazem presentes em programas especiais de formação, voltados para professores em serviço. Os resultados da pesquisa sugerem a existência de fortes dificuldades por parte dos programas para superar o modelo acadêmico de formação mais convencional entre nós, e de incorporar componentes socioprofissionais na formação docente, assumindo os saberes elaborados pelos professores e suas experiências pregressas como objetos de análise e de teorização.
Palavras-chave : formação de professores; prática docente; experiência profissional.