SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Between the 'utilization' and the provision of practice in the continuing teacher educationDeaf pedagogy and bilingualism: points and counterpoints from an inclusive education perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.79-89. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.29143.

A condição inerente à profissão de professor envolve, entre outras questões, o desenvolvimento profissional e a carreira. Assim, este trabalho se configura como um recorte teórico, originado de um estudo de tese, que tem como objetivo discutir aspectos do desenvolvimento profissional docente e dos professores iniciantes e analisar os períodos da carreira docente sob a égide de um modelo brasileiro. Dessa forma, com a realização de um levantamento teórico intenso, foi verificado que os docentes brasileiros têm sua carreira profissional estudada a partir do modelo europeu, que se diferencia da sua realidade. Este estudo revela elementos que constituem tal diferença e como o desenvolvimento profissional se concretiza nos períodos da carreira. Com isso, as características dos/sobre os professores iniciantes se revelam com os saberes e a experiência.

Keywords : iniciação profissional; formação; docência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )