SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Entre el 'aprovechamiento' y la provisión de la práctica en la formación continuada de profesoresPedagogía sorda y bilingüismo: los pros y los contras en la perspectiva de una educación inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.1, pp.79-89. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i1.29143.

A condição inerente à profissão de professor envolve, entre outras questões, o desenvolvimento profissional e a carreira. Assim, este trabalho se configura como um recorte teórico, originado de um estudo de tese, que tem como objetivo discutir aspectos do desenvolvimento profissional docente e dos professores iniciantes e analisar os períodos da carreira docente sob a égide de um modelo brasileiro. Dessa forma, com a realização de um levantamento teórico intenso, foi verificado que os docentes brasileiros têm sua carreira profissional estudada a partir do modelo europeu, que se diferencia da sua realidade. Este estudo revela elementos que constituem tal diferença e como o desenvolvimento profissional se concretiza nos períodos da carreira. Com isso, as características dos/sobre os professores iniciantes se revelam com os saberes e a experiência.

Palabras clave : iniciação profissional; formação; docência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )