SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2De la experiencia en una escuela nueva a la educación con niños ‘anormales’: Faria de Vasconcelos (1880-1939) en el contexto de la enseñanza especialOrientaciones legales para la enseñanza religiosa en tres estados brasileños: convergências y divergencias delimitadas en normativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FLORES, José Francisco  y  FILHO, João Bernardes da Rocha. Hanna Arendt e a distinção entre conhecer e pensar: reflexões para o ensino de ciências. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.131-140. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.30440.

Propõem-se contribuições teóricas para a formação de professores de ciências a partir da distinção entre conhecimento e pensamento apresentados por Hanna Arendt. Para a autora, a ação de conhecer, realizada pelas ciências, busca verdades, enquanto que o pensar, como ação do espírito, procura por significados. Utiliza-se o conceito de potencial criativo, proposto pela artista plástica Fayga Ostrower, como fator motivador do pensar para a produção de significados. Conclui-se, apontando que o ensino de ciências deve visar ao desenvolvimento da capacidade não só de conhecer, mas também de pensar, promovendo a ampliação do potencial criativo de alunos e professores.

Palabras clave : Ciência e Arte; Pensamento e Conhecimento; Potencial Criativo; Educação e Criatividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )