SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Hanna Arendt y la distinción entre conocer y pensar: reflexiones para la enseñanza de ciências‘Somos una imagen del futuro’: una interpretación de los atentados de Atenas en el 2008 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

LIMA, Aline Pereira  y  MENIN, Maria Suzana de Stefano. Orientações legais para o ensino religioso em três estados brasileiros: convergências e divergências demarcadas em normativas. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.141-152. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26398.

O artigo oferece um panorama do que tem sido, do ponto de vista normativo, o Ensino Religioso em três estados brasileiros que regulamentaram sua oferta de maneira distinta. Numa perspectiva qualitativa de pesquisa, promove-se uma análise cuja atenção voltou-se à estrutura e às regras formais da disciplina e a observou a partir das conexões e orientações formais-legais. De modo a considerar as elaborações apresentadas, evidencia-se que, embora haja um aparente distanciamento de modelos de ensino, suas justificativas se assemelham, fazendo com que, independentemente do modelo adotado, o ER seja um espaço em que o objetivo maior seja o que se considera, genericamente, como a formação integral do sujeito. Vista dessa forma, postula-se que a disciplina pode acabar tensionando os limites da laicidade e desfavorecer indivíduos que não professam nenhuma religião.

Palabras clave : Ensino Religioso; Laicidade; Currículos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )