SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2Hanna Arendt e a distinção entre conhecer e pensar: reflexões para o ensino de ciências‘Somos uma imagem do futuro’: uma interpretação dos atentados de Atenas em 2008 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

LIMA, Aline Pereira  e  MENIN, Maria Suzana de Stefano. Orientações legais para o ensino religioso em três estados brasileiros: convergências e divergências demarcadas em normativas. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.141-152. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26398.

O artigo oferece um panorama do que tem sido, do ponto de vista normativo, o Ensino Religioso em três estados brasileiros que regulamentaram sua oferta de maneira distinta. Numa perspectiva qualitativa de pesquisa, promove-se uma análise cuja atenção voltou-se à estrutura e às regras formais da disciplina e a observou a partir das conexões e orientações formais-legais. De modo a considerar as elaborações apresentadas, evidencia-se que, embora haja um aparente distanciamento de modelos de ensino, suas justificativas se assemelham, fazendo com que, independentemente do modelo adotado, o ER seja um espaço em que o objetivo maior seja o que se considera, genericamente, como a formação integral do sujeito. Vista dessa forma, postula-se que a disciplina pode acabar tensionando os limites da laicidade e desfavorecer indivíduos que não professam nenhuma religião.

Palavras-chave : Ensino Religioso; Laicidade; Currículos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )