SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2El encuentro de la salud con la educación: el escolanovismo y sus desdoblamientos em debateLa política educacional en el contexto de las relaciones federativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Letramento: o alcance político de uma questão. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.175-184. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.31486.

Recentemente tem se consolidado uma rede de sentidos sobre letramento, em queo sentido dominante sobre o termo remete ao modelo autônomo de escrita, de herança individualista e cognitivista. Por meio de uma discussão teórica com base em uma perspectiva discursiva, que resgata aspectos sóciohistóricos cruciais no tratamento da questão, o artigo mostra que essa consolidação converge para uma posição política. Por isso trata-se de trilhar um caminho em detrimento do outro, o que é analisado aqui ao se problematizar modos de esse sentido dominante prevalecer em materialidades discursivas, como livros didáticose materiais disponibilizados por programas governamentais, como o Proletramento. Os resultados apontam para um ‘mal-entendido’ acerca de letramento que caracteriza um modo de se inscrever um embate discursivo de valor político.

Palabras clave : Alfabetização; Discurso; Políticas Públicas em Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )