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Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

PEREIRA, Anderson de Carvalho. Letramento: o alcance político de uma questão. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.175-184. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.31486.

Recentemente tem se consolidado uma rede de sentidos sobre letramento, em queo sentido dominante sobre o termo remete ao modelo autônomo de escrita, de herança individualista e cognitivista. Por meio de uma discussão teórica com base em uma perspectiva discursiva, que resgata aspectos sóciohistóricos cruciais no tratamento da questão, o artigo mostra que essa consolidação converge para uma posição política. Por isso trata-se de trilhar um caminho em detrimento do outro, o que é analisado aqui ao se problematizar modos de esse sentido dominante prevalecer em materialidades discursivas, como livros didáticose materiais disponibilizados por programas governamentais, como o Proletramento. Os resultados apontam para um ‘mal-entendido’ acerca de letramento que caracteriza um modo de se inscrever um embate discursivo de valor político.

Palavras-chave : Alfabetização; Discurso; Políticas Públicas em Educação.

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