SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The Educational Policy in the context of the Federative RelationsParental involvement and inclusion of students with autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

OLIVEIRA, Fabiana de  and  TORRES, Maria Emilia Almeida da Cruz. O ensino de leitura em salas do primeiro ano do ensino fundamental. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.197-206. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26365.

Este estudo está relacionado ao ensino de nove anos e envolve a análise das práticas pedagógicas e o tratamento das atividades de leitura em salas de primeiro ano do ensino fundamental. Diante disso, foi proposto o seguinte objetivo: analisar as atividades de leitura que são utilizadas por duas professoras alfabetizadoras, que atuavam em salas de primeiro ano do ensino fundamental, com o intuito de compreender como esses textos podem contribuir para a formação de um leitor crítico. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas situadas no sul de Minas Gerais e a metodologia utilizada contemplou a observação de salas de aula, acompanhada de entrevista com as professoras participantes da pesquisa e também a elaboração de um diário de campo. Nosso trabalho está pautado em um conceito de leitura enquanto prática social e a compreensão do letramento fundamentado no modelo ideológico que admite a existência de práticas de letramento que são determinadas pelo contexto social e cultural dos sujeitos. Os resultados mostraram que há uma preocupação excessiva com o ensino das letras e seus sons, o que nos leva a observar a primazia do ensino da tecnologia da escrita no contexto escolar.

Keywords : Letramento; Texto; Ensino Fundamental de Nove Anos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )