SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2La política educacional en el contexto de las relaciones federativasInvolucramiento parental y la inclusión de alumnos con autismo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Fabiana de  y  TORRES, Maria Emilia Almeida da Cruz. O ensino de leitura em salas do primeiro ano do ensino fundamental. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.197-206. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26365.

Este estudo está relacionado ao ensino de nove anos e envolve a análise das práticas pedagógicas e o tratamento das atividades de leitura em salas de primeiro ano do ensino fundamental. Diante disso, foi proposto o seguinte objetivo: analisar as atividades de leitura que são utilizadas por duas professoras alfabetizadoras, que atuavam em salas de primeiro ano do ensino fundamental, com o intuito de compreender como esses textos podem contribuir para a formação de um leitor crítico. A pesquisa foi realizada em duas escolas públicas situadas no sul de Minas Gerais e a metodologia utilizada contemplou a observação de salas de aula, acompanhada de entrevista com as professoras participantes da pesquisa e também a elaboração de um diário de campo. Nosso trabalho está pautado em um conceito de leitura enquanto prática social e a compreensão do letramento fundamentado no modelo ideológico que admite a existência de práticas de letramento que são determinadas pelo contexto social e cultural dos sujeitos. Os resultados mostraram que há uma preocupação excessiva com o ensino das letras e seus sons, o que nos leva a observar a primazia do ensino da tecnologia da escrita no contexto escolar.

Palabras clave : Letramento; Texto; Ensino Fundamental de Nove Anos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )