SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The teaching of reading in the first grade of elementary schoolUnderstanding assessment practices in teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

VARGAS, Rosanita Moschini  and  SCHMIDT, Carlo. Envolvimento parental e a inclusão de alunos com autismo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.207-214. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26423.

O Transtorno do Espectro Autistase caracteriza por dificuldades importantes nas áreas da comunicação social, havendo restrição de atividades e interesses. Tais características podem contribuir para o afastamento dessas crianças e de suas famílias de ambientes sociais, tais como a escola. Esse cenário destaca a necessidade de uma aproximação entre os contextos familiar e escolar para que a inclusão possa se constituir como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem. OEnvolvimento Parental se refere às práticas educativas que os pais desenvolvem em relação aos filhos, incluindo o envolvimento com a escola. Este artigo se constitui comouma revisão sobre o conceito de envolvimento parental e sobre os modelos teóricos que contemplam as relações entre família e escola. Identificaram-se poucos estudos sobre esse tema relacionados com a inclusão de pessoas com TEA, o que sugere a necessidade de investigações que contemplem a temática em questão.

Keywords : Família; Transtorno do Espectro Autista; Inclusão Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )