SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número2La enseñanza de lectura en clases del primer año de la enseñanza primariaComprensiones acerca de prácticas evaluativas en la formación de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

VARGAS, Rosanita Moschini  y  SCHMIDT, Carlo. Envolvimento parental e a inclusão de alunos com autismo. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.207-214. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26423.

O Transtorno do Espectro Autistase caracteriza por dificuldades importantes nas áreas da comunicação social, havendo restrição de atividades e interesses. Tais características podem contribuir para o afastamento dessas crianças e de suas famílias de ambientes sociais, tais como a escola. Esse cenário destaca a necessidade de uma aproximação entre os contextos familiar e escolar para que a inclusão possa se constituir como um dispositivo de desenvolvimento e aprendizagem. OEnvolvimento Parental se refere às práticas educativas que os pais desenvolvem em relação aos filhos, incluindo o envolvimento com a escola. Este artigo se constitui comouma revisão sobre o conceito de envolvimento parental e sobre os modelos teóricos que contemplam as relações entre família e escola. Identificaram-se poucos estudos sobre esse tema relacionados com a inclusão de pessoas com TEA, o que sugere a necessidade de investigações que contemplem a temática em questão.

Palabras clave : Família; Transtorno do Espectro Autista; Inclusão Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )