SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Parental involvement and inclusion of students with autism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

NICACIO, Rosemary Trabold; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite  and  ANNIBAL, Sergio Fabiano. Compreensões acerca de práticas avaliativas na formação de professores. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.2, pp.215-224. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.29046.

Neste artigo, a discussão resulta de uma experiência piloto em uma licenciatura em Pedagogia de instituição privada do interior do Estado de São Paulo e decorre do projeto ‘Mapeamento da Avaliação das Aprendizagens no Ensino Superior’, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP [Proc. 2012/18530-3] (Barbosa, 2012), sediado na UNESP. Esta reflexão se justifica pelo fato de que, ao estudarmos os processos avaliativos, temos a oportunidade de entender mais apuradamente tanto o processo de aprendizagem dos alunos quanto as representações dos professores sobre avaliação, bem como suas vinculações com as práticas pedagógicas, além de reforçar a ideia de que a avaliação não se restringe ao exame e à classificação dos estudantes, mas está atrelada às possibilidades de democratização das relações didáticas. Amparamo-nos na abordagem metodológica qualitativa, utilizando também dados quantitativos. Como resultado deste estudo, percebemos que alunos e professores consideram haver, no curso analisado, aspectos da avaliação formativa, todavia, assinalamos a manutenção de uma visão restrita das práticas avaliativas, entendendo-as como sinônimo de medida, permanecendo, portanto, um distanciamento da perspectiva de avaliação integrada e favorecedora dos processos de ensino e de aprendizagem.

Keywords : Avaliação; Formação de Professores; Ensino Superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )