SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Stoicism in Luísa Sigea’s thinking: the dichotomy between public life and private lifeEducation and slavery in the captaincy of Sergipe Del Rey in the second half of the eighteenth century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

OLIVEIRA, Natália Cristina de; COSTA, Célio Juvenal  and  MENEZES, Sezinando Luís. Ciência moderna em Portugal: a ‘aula da esfera’ no colégio de Santo Antão. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.243-253. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.28797.

Com a chegada da Companhia de Jesus a Portugal, em 1540, passam a ser criados pela Coroa os colégios jesuíticos. O Colégio de Santo Antão, em Lisboa, foi a primeira instituição educacional dos jesuítas, criado em 1553. Propomos uma discussão dos principais objetivos, das características e das dificuldades da ordem religiosa jesuítica no território português, bem como uma apresentação de uma das aulas mais importantes desse Colégio: a ‘Aula da Esfera’. Os padres consideravam fundamental o ensino naquele Colégio de questões relacionadas à matemática e à astronomia, pois, por meio dessas disciplinas, abordavam a teoria e a prática de itens e de conceitos, como o telescópio, os logaritmos, as equações, a geometria, entre outras. As grades curriculares desse centro de ensino incluíam, além das Ciências e Matemática, disciplinas como: Latim, Gramática, Humanidades, Retórica e introduções à Teologia Moral, à Teologia Dogmática e à Filosofia, consideradas únicas ao ensino no contexto português. Estudar o Colégio de Santo Antão ajuda-nos também a compreender como eram consideradas essas inovações no ensino, no caso jesuítico, na conjuntura temporal de Portugal no século XVI. Entendemos que o Colégio, principalmente pelas inovações, foi essencial para o desenvolvimento da ciência portuguesa.

Keywords : Companhia de Jesus; História da Ciência; Ciência Jesuítica; Portugal do Século XVI.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )