SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3El estoicismo en el pensamiento de Luísa Sigea: la dicotomía entre vida pública y vida privadaInstrucción y esclavitud en la capitanía de Sergipe Del Rey en la segunda mitad del siglo XVIII índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

OLIVEIRA, Natália Cristina de; COSTA, Célio Juvenal  y  MENEZES, Sezinando Luís. Ciência moderna em Portugal: a ‘aula da esfera’ no colégio de Santo Antão. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.243-253. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.28797.

Com a chegada da Companhia de Jesus a Portugal, em 1540, passam a ser criados pela Coroa os colégios jesuíticos. O Colégio de Santo Antão, em Lisboa, foi a primeira instituição educacional dos jesuítas, criado em 1553. Propomos uma discussão dos principais objetivos, das características e das dificuldades da ordem religiosa jesuítica no território português, bem como uma apresentação de uma das aulas mais importantes desse Colégio: a ‘Aula da Esfera’. Os padres consideravam fundamental o ensino naquele Colégio de questões relacionadas à matemática e à astronomia, pois, por meio dessas disciplinas, abordavam a teoria e a prática de itens e de conceitos, como o telescópio, os logaritmos, as equações, a geometria, entre outras. As grades curriculares desse centro de ensino incluíam, além das Ciências e Matemática, disciplinas como: Latim, Gramática, Humanidades, Retórica e introduções à Teologia Moral, à Teologia Dogmática e à Filosofia, consideradas únicas ao ensino no contexto português. Estudar o Colégio de Santo Antão ajuda-nos também a compreender como eram consideradas essas inovações no ensino, no caso jesuítico, na conjuntura temporal de Portugal no século XVI. Entendemos que o Colégio, principalmente pelas inovações, foi essencial para o desenvolvimento da ciência portuguesa.

Palabras clave : Companhia de Jesus; História da Ciência; Ciência Jesuítica; Portugal do Século XVI.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )