SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Education and slavery in the captaincy of Sergipe Del Rey in the second half of the eighteenth centuryHistory of Education in Graduate Program in Education of UEPG (1994-2015) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

OTTO, Claricia. Nacionalização e ensino de história em Santa Catarina na primeira metade do século XX. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.265-275. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.27624.

Este artigo tem por objetivo identificar a influência e a inter-relação das políticas e teorias educacionais do Estado nacional, nos discursos sobre qual história ensinar e para que ensinar, em Santa Catarina, na primeira metade do século XX. Pretende-se, principalmente, focalizar a inter-relação entre a história a ser ensinada e a nacionalização, haja vista a centralização do governo federal voltada para tal finalidade, seja na administração, nos programas e na fiscalização. Do Ministério da Educação provinham instruções de combate às diferentes manifestações de culturas estrangeiras existentes no Brasil, especialmente os usos da língua e o ensino da história e da geografia dos países de onde os diferentes grupos étnicos haviam emigrado. As fontes documentais são constituídas por material bibliográfico, especialmente discursos de obras de Jonathas Serrano, um dos porta-vozes de determinada concepção de história do período e um dos formuladores de discursos e programas da política oficial, recortes da legislação educacional e relatórios de inspetores escolares.

Keywords : Política Republicana; Educação Patriótica; Identidade Nacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )