SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Instrução e escravidão na capitania de Sergipe Del Rey na segunda metade do século XVIIIHistória da Educação na Pós-Graduação em Educação da UEPG (1994-2015) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

OTTO, Claricia. Nacionalização e ensino de história em Santa Catarina na primeira metade do século XX. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.265-275. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.27624.

Este artigo tem por objetivo identificar a influência e a inter-relação das políticas e teorias educacionais do Estado nacional, nos discursos sobre qual história ensinar e para que ensinar, em Santa Catarina, na primeira metade do século XX. Pretende-se, principalmente, focalizar a inter-relação entre a história a ser ensinada e a nacionalização, haja vista a centralização do governo federal voltada para tal finalidade, seja na administração, nos programas e na fiscalização. Do Ministério da Educação provinham instruções de combate às diferentes manifestações de culturas estrangeiras existentes no Brasil, especialmente os usos da língua e o ensino da história e da geografia dos países de onde os diferentes grupos étnicos haviam emigrado. As fontes documentais são constituídas por material bibliográfico, especialmente discursos de obras de Jonathas Serrano, um dos porta-vozes de determinada concepção de história do período e um dos formuladores de discursos e programas da política oficial, recortes da legislação educacional e relatórios de inspetores escolares.

Palavras-chave : Política Republicana; Educação Patriótica; Identidade Nacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )