SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3History of Education in Graduate Program in Education of UEPG (1994-2015)Signicalreflection and refraction in arendt’spublic space: interference bakhtinian author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

MARTINS, Marco Aurélio Corrêa. Um projeto político via instrução: 100 anos da Carta Pastoral de D. Leme. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.289-300. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.29013.

A releitura da centenária Carta Pastoral de saudação de D. Leme aos seus diocesanos na arquidiocese de Olinda, em 1916, permite compreender, a partir de aspectos históricos e historiográficos, a composição entre ultramontanismo e tradicionalismo no texto de forte viés político, no qual o arcebispo pretendia um projeto de instrução religiosa sobre o povo católico. A análise situa alguns aspectos do texto nas questões educacionais e ideológicas do período de sua produção, destacando a separação entre educação e instrução havida no texto. O referencial teórico no conceito de temporalidade de Paul Ricoeur, além dos fundamentos da filosofia da história desse autor, por sua vinculação fenomenológica, permitiu uma compreensão específica das propostas do arcebispo. Tratou-se de um estudo bibliográfico no qual a Carta Pastoral é um documento e um vestígio daquele tempo, estudada com algumas encíclicas papais, também tratadas documentalmente.

Keywords : Igreja e Educação; História da Educação; Primeira República; Educação e Instrução.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )