SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Historia de la Educación en el Postgrado en Educación de la UEPG (1994-2015)Reflexióny refracción sígnica en el espacio público de arendt: interferencias bakhtinianas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

MARTINS, Marco Aurélio Corrêa. Um projeto político via instrução: 100 anos da Carta Pastoral de D. Leme. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.289-300. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.29013.

A releitura da centenária Carta Pastoral de saudação de D. Leme aos seus diocesanos na arquidiocese de Olinda, em 1916, permite compreender, a partir de aspectos históricos e historiográficos, a composição entre ultramontanismo e tradicionalismo no texto de forte viés político, no qual o arcebispo pretendia um projeto de instrução religiosa sobre o povo católico. A análise situa alguns aspectos do texto nas questões educacionais e ideológicas do período de sua produção, destacando a separação entre educação e instrução havida no texto. O referencial teórico no conceito de temporalidade de Paul Ricoeur, além dos fundamentos da filosofia da história desse autor, por sua vinculação fenomenológica, permitiu uma compreensão específica das propostas do arcebispo. Tratou-se de um estudo bibliográfico no qual a Carta Pastoral é um documento e um vestígio daquele tempo, estudada com algumas encíclicas papais, também tratadas documentalmente.

Palabras clave : Igreja e Educação; História da Educação; Primeira República; Educação e Instrução.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )