SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Reflexióny refracción sígnica en el espacio público de arendt: interferencias bakhtinianasDiferencias de conocimiento previo y procesos de estudio: interacciones entre nivel de conocimiento y aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

FORTUNATO, Ivan  y  DE LA HERRAN, Agustín. A chave para a educação não está nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.311-317. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.33008.

Os autores criticam a identificação habitual entre a renovação pedagógica e TIC. Argumenta-se que as TIC, atualmente consideradas como o epicentro da mudança educacional, não são o foco da educação. O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate sobre a relevância educativa das TIC na educação, e a crítica de que, em nossa opinião, tem distorcido a teoria e prática da educação. A metodologia é o ensaio crítico, no qual os autores refletem a partir de uma perspectiva histórica sobre renovações tecnológicas educacionais focadas na formação. Para apoiar a reflexão, apresentam-se duas contribuições pioneiras do século XX em renovação de tecnologia educacional: a primeira de um educador, Freinet, e a segunda de um pesquisador, Cassirer, selecionando uma obra representativa de cada autor. Além disso, mencionam-se algumas inovações pedagógicas da antiguidade, que tratam tanto dos recursos quanto da educação.

Palabras clave : Renovação Pedagógica; Mudança Educativa; História da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )