SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3Reflexo e refração sígnica no espaço público de Arendt: interferências bakhtinianasDiferenças de conhecimento prévio e processos de estudo: interações entre nível de expertise e aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

FORTUNATO, Ivan  e  DE LA HERRAN, Agustín. A chave para a educação não está nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.311-317. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.33008.

Os autores criticam a identificação habitual entre a renovação pedagógica e TIC. Argumenta-se que as TIC, atualmente consideradas como o epicentro da mudança educacional, não são o foco da educação. O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate sobre a relevância educativa das TIC na educação, e a crítica de que, em nossa opinião, tem distorcido a teoria e prática da educação. A metodologia é o ensaio crítico, no qual os autores refletem a partir de uma perspectiva histórica sobre renovações tecnológicas educacionais focadas na formação. Para apoiar a reflexão, apresentam-se duas contribuições pioneiras do século XX em renovação de tecnologia educacional: a primeira de um educador, Freinet, e a segunda de um pesquisador, Cassirer, selecionando uma obra representativa de cada autor. Além disso, mencionam-se algumas inovações pedagógicas da antiguidade, que tratam tanto dos recursos quanto da educação.

Palavras-chave : Renovação Pedagógica; Mudança Educativa; História da Educação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )