SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3The key to education is not in the new Information and Communication Technology (ICT)Teaching and new technologies: change of time and teaching experience by the use of computer and internet author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Acta Scientiarum. Education

Print version ISSN 5178-5198On-line version ISSN 2178-5201

Abstract

ROSA, Gustavo Danicki Aureliano  and  GALVAO, Afonso Celso Tanus. Diferenças de conhecimento prévio e processos de estudo: interações entre nível de expertise e aprendizagem. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.319-328. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.27902.

Esta pesquisa qualitativa e exploratória investigou como conhecimentos prévios influenciaram processos de estudo a partir da análise da atividade de estudo de indivíduos com material de domínio e não domínio. Participaram da pesquisa seis indivíduos que leram dois textos, de domínio e não domínio, com orientação para o estudo dos materiais. Após o estudo de cada texto, os participantes eram questionados sobre os processos de estudo. Os resultados sugerem que o conhecimento prévio consolidado influi sobre o processo de estudo, afetando o reconhecimento de informações, a velocidade de estudo, a capacidade de articulação metacognitiva dos indivíduos e a postura perante o processo de ensino, considerando necessidades de suporte informacional para a sustentação do processo de estudo e a forma do apoio em situação de ensino. Os resultados apontam a importância da ação docente para o incremento de oportunidades de aprendizagem, o que implica no desenvolvimento aperfeiçoado e competente de processos de avaliação da aprendizagem, sobretudo as de fundo diagnóstico.

Keywords : Processos Cognitivos; Ensino; Educação; Ciências Cognitivas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )