SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3La clave de la educación no está en las nuevas Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC)La enseñanza frente a las nuevas tecnologías: alteraciones del tiempo y de la experiência docente por el uso de computadoras y de internet índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

ROSA, Gustavo Danicki Aureliano  y  GALVAO, Afonso Celso Tanus. Diferenças de conhecimento prévio e processos de estudo: interações entre nível de expertise e aprendizagem. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.319-328. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.27902.

Esta pesquisa qualitativa e exploratória investigou como conhecimentos prévios influenciaram processos de estudo a partir da análise da atividade de estudo de indivíduos com material de domínio e não domínio. Participaram da pesquisa seis indivíduos que leram dois textos, de domínio e não domínio, com orientação para o estudo dos materiais. Após o estudo de cada texto, os participantes eram questionados sobre os processos de estudo. Os resultados sugerem que o conhecimento prévio consolidado influi sobre o processo de estudo, afetando o reconhecimento de informações, a velocidade de estudo, a capacidade de articulação metacognitiva dos indivíduos e a postura perante o processo de ensino, considerando necessidades de suporte informacional para a sustentação do processo de estudo e a forma do apoio em situação de ensino. Os resultados apontam a importância da ação docente para o incremento de oportunidades de aprendizagem, o que implica no desenvolvimento aperfeiçoado e competente de processos de avaliação da aprendizagem, sobretudo as de fundo diagnóstico.

Palabras clave : Processos Cognitivos; Ensino; Educação; Ciências Cognitivas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )