SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número3A chave para a educação não está nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)O ensino frente às novas tecnologias: alterações do tempo e da experiência docente pelo uso de computadores e da internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Acta Scientiarum. Education

versão impressa ISSN 5178-5198versão On-line ISSN 2178-5201

Resumo

ROSA, Gustavo Danicki Aureliano  e  GALVAO, Afonso Celso Tanus. Diferenças de conhecimento prévio e processos de estudo: interações entre nível de expertise e aprendizagem. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.3, pp.319-328. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i3.27902.

Esta pesquisa qualitativa e exploratória investigou como conhecimentos prévios influenciaram processos de estudo a partir da análise da atividade de estudo de indivíduos com material de domínio e não domínio. Participaram da pesquisa seis indivíduos que leram dois textos, de domínio e não domínio, com orientação para o estudo dos materiais. Após o estudo de cada texto, os participantes eram questionados sobre os processos de estudo. Os resultados sugerem que o conhecimento prévio consolidado influi sobre o processo de estudo, afetando o reconhecimento de informações, a velocidade de estudo, a capacidade de articulação metacognitiva dos indivíduos e a postura perante o processo de ensino, considerando necessidades de suporte informacional para a sustentação do processo de estudo e a forma do apoio em situação de ensino. Os resultados apontam a importância da ação docente para o incremento de oportunidades de aprendizagem, o que implica no desenvolvimento aperfeiçoado e competente de processos de avaliação da aprendizagem, sobretudo as de fundo diagnóstico.

Palavras-chave : Processos Cognitivos; Ensino; Educação; Ciências Cognitivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )