SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4La moralidad, la vocación, la prudencia y el cuidado: la difícil arte de ser un maestro primario en el Para imperial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Acta Scientiarum. Education

versión impresa ISSN 5178-5198versión On-line ISSN 2178-5201

Resumen

GOMES, Maria Laura Magalhães. Ensino da aritmética na escola de primeiras letras no século XIX: as memórias de Humberto de Campos. Acta Scientiarum. Education [online]. 2017, vol.39, n.4, pp.347-357. ISSN 2178-5201.  https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i4.30969.

Este artigo focaliza a narrativa de Humberto de Campos em seu primeiro volume de memórias (1886-1900) no que se refere à educação escolar do autor. Inicialmente, enfatiza-se a importância da escrita autobiográfica para a pesquisa em História da Educação, e especialmente para a história da educação matemática. Em seguida, apresenta-se o autor, situando-o no cenário da literatura brasileira, e discorre-se sobre os fundamentos teórico-metodológicos adotados na pesquisa com fontes memorialísticas. O núcleo do texto é composto pela abordagem das principais experiências escolares narradas por Humberto de Campos na cidade de Parnaíba, no interior do Piauí, na década de 1890, com destaque para práticas que envolvem conhecimentos matemáticos. As lembranças escolares registradas na obra do escritor maranhense ressaltam a precariedade material da instrução elementar, o ensino de muitos alunos de diferentes níveis em escolas de um só professor e os métodos de ensino, baseados na repetição e memorização e apoiados em práticas punitivas de castigos e humilhações dos estudantes.

Palabras clave : Escrita autobiográfica; História da educação matemática; Escolas de primeiras letras no Brasil; Final do século XIX.

        · resumen en Español | Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )